1 DIA DE GARIMPO - ROTA CERVEJEIRA PELA BR 470
- Cris Luchtenberg
- 12 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jan.
ROTA DA CERVEJA PELA BR 470
Pega sua caranga que é hora de garimpar!
Blumenau é a Capital da Cerveja, o turismo gastronõmico cervejeiro é a atração aos apreciadores e pra quem adora histórias e lugares incríveis!
Em meus garimpos, elaborei um roteiro de um dia para os apreciadores dessa bebida e para aqueles que também como eu(Cris), amam história e cultura junto com o turismo gastronômico.
Segue um pouco da história cervejeira em Blumenau, para você realizar essa rota com mais informações:
A cervejaria Schossland & Hosang - Cervejaria Nacional-Otto Hosang foi a primeira cervejaria, como também a maior de Blumenau. O fundador esteve à frente da indústria até 1888.
De 1883 até 1891, Otto Jennrich trabalhou na primeira cervejaria de Blumenau - a Cervejaria Hosang.Logo construiu uma pequena cervejaria com uma capacidade de produção de 250 garrafas por caldeirada de cerveja. Em 9 de maio de 1891, em Altona/Itoupava Seca, foi servida a primeira "Jennrich".
A cervejaria Feldmann funcionou de 1898 a 1954. Foi a primeira cervejaria no Brasil a criar uma receita, produzir e comercializar uma cerveja tipo Bock.
GARIMPE POR 1 DIA ROTA CERVEJEIRA PELA BR 470
Entrando em Blumenau pela BR470, no viaduto da antiga Dudalina, você encontra as seguintes cervejarias nas aproximidades, algumas com pub e outras apenas venda no local:
Das Bier Cervejaria
Rua Bonifácio Haendchen, 5311 - Belchior Alto, Gaspar - SC
Cervejaria Wurststrasse
R. Fritz Koegler, 710 - Fortaleza, Blumenau - SC
Cervejaria Wunder Bier
R. Fritz Spernau, 155 - Fortaleza, Blumenau - SC
E como ponto turístico para esta localização, vindo pela via expressa em sentido ao centro da cidade, ao descer você pega a rua São Paulo nas imediações do número 2985.
Ao lado deste número você vai encontrar as ruinas da Cervejaria de Otto Jennrich, conforme uma breve resumo acima, mas tem uma lenda o muro desta cervejaria conforme relatos de apreciadores da história cervejeira:
"Conforme alguns relatos e uma carta(que ainda não localizei onde se encontra), na época não existiam muros na cidade, e conforme as legislações foi pedido ao cervejeiro que contruísse o muro. Conforme, foi construído e o cervejeiro escondeu três garrafas de cerveja, dentro de uma delas tinha uma carta (que estou curiosa até hoje em saber o que estava escrito!). Ao passar os anos, um caminhão acabou batendo no muro e achou as garrafas!"
Essa lenda ou história, muitos contam pela cidade e dizem que a carta existe, e com isso fiquei surpresa, então adicionei nesse roteiro o muro da cervejaria, para que conheçam essa lenda curiosa aqui na cidade!
Ps.: E um pedido é a conservação do casarão, pois contém muita história que faz parte de nossa cidade e do título: Capital da Cerveja!
E aí, gostou? Marque aquela pessoa que precisa conhecer esse GARIMPO incrível!!!
Veja também as duas ROTAS:
ROTA CERVEJEIRA PELA SC 412
ROTA CERVEJEIRA PELA SC 108
Fontes:
Cervejaria de Otto Jennrich - Itoupava Seca - Blumenau SC
Heinrich Hosang: conheça o primeiro cervejeiro de Blumenau
A Primeira cervejaria de Blumenau
Comentarios